O planejamento e a eficiência tributária
Em um país de altos impostos, onde empreender é um desafio que esbarra nas dificuldades impostas pela burocracia e pela falta de incentivo, o planejamento tributário pode ser um forte aliado e pilar fundamental na gestão e administração da empresa.
Ter um planejamento tributário sólido ajuda não só na diminuição do pagamento de tributos e, consequentemente, no aumento da margem de lucro, mas também em uma melhor eficiência tributária, usando de forma mais eficaz cada regime e buscando otimizar a execução do trabalho exercido pela empresa, sempre dentro das previsões legais.
As principais vantagens impostas por um bom planejamento fiscal visam desde evitar o pagamento indevido de impostos, identificando os tributos voltados para cada categoria, bem como as alterações legislativas que suprimem tributos pagos no passado, até manter a legalidade, evitando qualquer tipo de fraude que possa prejudicar a empresa.
Outra característica fundamental é a diminuição da burocracia que assola e tanto assusta os empresários, já que, se bem organizado o setor fiscal, o risco de equívocos e possíveis multas é menor.
O planejamento ainda pode ser voltado não só às obrigações fiscais do dia a dia da empresa, como datas de pagamentos e alinhamento contábil, como também pode ser estratégico, ou seja, realizado na intenção de compreender um regime fiscal que melhor se encaixe nas diretrizes e valores da empresa.
Porém, é importante estar atento a alguns detalhes. O conhecimento da lei tributária e de suas alterações é fundamental para um correto planejamento tributário. Além disso, o uso das tecnologias e a coleta de dados pode ajudar bastante nesse processo. É importante também estar atento aos incentivos e isenções tributárias oferecidos pela União, estado ou município, além, é claro, da possibilidade da devolução de valores em créditos tributários.
Por fim, é de suma importância que este serviço seja realizado por profissionais capacitados e que o ofereçam com excelência e qualidade, analisando as características de cada negócio, a fim de assessorar na tomada de decisões, para uma boa organização fiscal, tendo em vista ser este um ato tão importante dentro da administração da empresa.
Por, Lucas Citolin
Bacharel em Direito
Desenvolvido por adrianodaniel.com.br
© Copyrights Daniela Grando Advocacia. Direitos reservados.